(ITA)– Determine a intensidade da corrente que atravessa o resistor R2 da figura, quando a tensão entre os pontos A e B for igual a V e as resistências R1, R2 e R3 forem iguais a R.
a) V/R b) V/ (3R) c) 3V/R d) 2V/(3R) e) nenhuma das anteriores.
a) V/R b) V/ (3R) c) 3V/R d) 2V/(3R) e) nenhuma das anteriores.
Resolução:
Inicialmente devemos identificar o potencial elétrico em alguns pontos do circuito, pois há condutores estabelecendo ligações que podem representar curto circuito. Veja a figura abaixo:
Perceba que todos os resistores apresentam potenciais VA e VB em seus terminais. Sendo assim todos estão sujeitos à mesma d.d.p. e portanto esta é uma associação em paralelo que pode ser representada como:
Como todos os três resistores estão sujeitos à mesma d.d.p. e possuem a mesma resistência, pode-se concluir que serão percorridos pela mesma corrente elétrica I. Utilizando a equação decorrente da primeira lei de Ohm:
V = R.I
temos que: I = V/R
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirboa tarde,
ResponderExcluirpode me ajudar em uma questão?
eu achei o resultado mas não entendo o desemvovimento, gostaria de pedir se podes postar aqui.
abraço!12) o circuito abaixo é formado por quatro resistores e um gerador que fornece uma tensão constante E=30V. O valor da Resistência do resistor R é desconhecido. Na figura estão indicados os valores das resistências dos outros resistores.