sábado, 7 de junho de 2014

Gráficos do MUV

O gráfico a seguir representa a velocidade escalar em função do espaço (coordenada de posição) para um atleta em uma corrida de 100m.
O atleta descreveu uma trajetória retilínea e, até a posição x = 20m, o movimento é uniformemente variado. Construa o gráfico da velocidade escalar x tempo desde a partida até o instan te em que o atleta cruza a linha de chegada.
Resolução:
O movimento é uniformemente variado até a posiçao x = 20m. Portanto é possível determinar o tempo gasto pelo atleta para percorrer os primeiros 20 metros. A velocidade inicial é 0 (zero) e a velocidade final é 43,2 km/h. Lembre-se que essa velocidade precisa ser convertida para m/s (43,2 / 3,6 = 12 m/s)
No percurso de 20 a 100 metros o atleta manteve a velocidade constante em 43,2 km/h (12m/s). Portanto trata-se agora de um movimento retilíneo uniforme. O deslocamento é Δs = 100 - 20 = 80 metros. O tempo gasto nesse percurso é:
                                                          Δs = v.t
                                                          80 = 12.Δt2 1
                                                          Δt2 = 80/12 = 40/6 = 20/3 segundos
O tempo total para a prova é obtido pela soma dos tempos de cada percurso:
                                               Δt = 10/3 + 20/3 = 30/3 = 10 s

Construindo o gráfico v x t, temos:


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